Buscar
  • Boua Proteção

Porta-luvas climatizado

Você já deve ter visto por aí que alguns carros têm oferecido o porta-luvas climatizado. Nada mais é do que uma saída de ar-condicionado naquele lugarzinho onde costumamos guardar o manual do veículo.


O conceito é bastante simples: nos carros em que há ar-condicionado, é inserida uma saída de ventilação dentro do porta-luvas do veículo. Em alguns carros, pra que funcione, é preciso fechar a saída de ar do lado de fora, no painel, liberando o ar pra sair no canal de ventilação de dentro do porta-luvas. Em outros modelos, basta abrir a saída de ar do porta-luvas.

O investimento vale a pena, principalmente para as pessoas que trabalham no trânsito e passam muitas horas na rua, sujeitas a congestionamentos e a altas temperaturas. O local fica perfeito para armazenamento de água, sucos e alimentos sem que sofram com a interferência do clima. Além disso, a maquiagem, que muitas vezes acaba derretendo com o calor, pode ser guardada ali.



Como o motorista profissional pode aproveitar?


Se você trabalha como motorista, sabe que cada vez mais deve oferecer diferenciais para os passageiros, em busca de avaliações mais altas e pra se sobressair no mercado de trabalho bastante competitivo. Quer algumas dicas sobre como aproveitar bem o uso do porta-luvas climatizado do seu carro? Veja algumas delas:

Deixe o porta-malas livre das caixas térmicas e use o porta-luvas climatizado pra manter a temperatura das garrafinhas ou copos de água;Quem gosta de ter em mãos um kit de maquiagem pode evitar que os itens fiquem derretidos, guardando no abrigo climatizado;Você pode carregar alimentos, como frutas, por exemplo, que vão se manter fresquinhos por mais tempo dentro do carro;Caso você trabalhe como motorista e ofereça balas aos clientes, pode guardá-las no porta-luvas climatizado pra que elas não derretam com o calor;Se você ou o seu passageiro estiverem carregando um notebook, ele pode ser guardado também no porta-luvas climatizado pra que não sofra com altas temperaturas.

Como o porta-luvas é pequeno e costuma passar a maior parte do tempo fechado, a temperatura mais baixa é conservada por algumas horas, mesmo com o carro desligado.



Posso instalar o porta-luvas climatizado depois?


Se, ao ler este post, você achar que seu carro deve ter um porta-luvas climatizado, não desanime. É possível comprar o item separadamente e instalá-lo em seu veículo. O ideal é que você encontre uma oficina de confiança pra fazer isso e que seja especializada em ar-condicionado.

Já a peça pode ser vendida até pela internet, com preços que variam entre R$ 150,00 até R$ 200,00. Na compra de peças originais, geralmente a garantia é de até três meses. Mas, fique atento: você deve encontrar aquele que for adequado ao modelo do seu carro pra não sair no prejuízo!

Além disso, se você tiver a peça no seu veículo deve ficar atento à limpeza dela também dentro do porta-luvas. Na hora em que for fazer a revisão do carro e limpar as saída do ar-condicionado, deve pedir a checagem dentro do acessório também.



Quais são os carros que vêm com porta-luvas climatizado?


Mesmo que você queira muito ter um carro com porta-luvas climatizado, o ideal é que você verifique se a peça é oferecida como item de série na hora de adquirir o seu. Assim, você evita ter que investir na compra e instalação do equipamento depois.

Entre as montadoras que oferecem a peça estão a Ford, a Chevrolet, a Hyundai e a Toyota. No Etios, por exemplo, o item é bastante elogiado. O i30 e o HB20, modelos da Hyundai, também costumam vir com o porta-luvas climatizado de série, assim como o Ford Ecosport.

Só não vale pensar que o item funciona da mesma forma que uma geladeira. A intenção não é que o porta-luvas climatizado vá gelar os líquidos e alimentos que estão quentes. Sua função principal é manter a temperatura agradável pra que você possa conservar melhor água e alimentos, por exemplo.


Seu carro tem um porta-luvas climatizado? Tem mais alguma dica de uso desse acessório? Acha que vale a pena instalar em um veículo que não venha com ele? Comente no post e compartilhe conosco a sua experiência!


Fonte: https://vidademotorista.com.br/porta-luvas-climatizado-por-que-faz-diferenca-para-o-motorista/